O Mediastino é o espaço compreendido entre os dois pulmões, em que se situam estruturas e órgãos importantes, como a traqueia, o coração, o esôfago, o timo e parte dos sistemas nervoso e linfático. O Mediastino pode ser dividido em três partes principais:
Qualquer crescimento celular anormal em uma dessas três regiões é considerado um tumor mediastinal.
Entre os principais tipos de Tumores do Mediastino, pode-se destacar:
➔ TIMOMA: massas suspeitas localizadas no timo, região anterior do Mediastino. A maioria dos timomas são assintomáticos e têm crescimento lento, mas podem ser invasivos e atingir outros tecidos, como os vasos sanguíneos e a musculatura. O diagnóstico é feito por meio de exames de imagem, como tomografia ou ressonância magnética, que avaliam a extensão da massa e se há comprometimento de alguma outra estrutura, como veias, artérias e nervos. Após esses exames, a biópsia é necessária para determinar o tipo do tumor. O tratamento é cirúrgico, podendo ser complementado com a radioterapia e quimioterapia.
➔ LINFOMA: tipo de tumor que começa nas células do sistema linfático, acometendo os linfonodos, além de poder atingir outros órgãos, especialmente quando em estágios avançados. Geralmente, estão localizados na região média e posterior do Mediastino.
Em geral, os tumores do mediastino só apresentam sintomas após algum tempo de evolução, em que há a dificuldade de deglutição e respiração, fadiga, perda de peso e tosse.
O tratamento: o tratamento varia de acordo com a região afetada e o tipo de tumor. Na maioria das vezes, a quimioterapia é o tratamento de escolha.
Rua Araguari n. 1156 - Sala 604 | Bairro Santo Agostinho
Clique E VEJA no mapa Fone: (31) 3292.5929Av. Jose do Patrocinio Pontes n. 1355 | Mangabeiras
Clique E VEJA no mapa Fone: (31) 3299.1300Rua Gentios n. 1350 | Bairro Luxemburgo
Clique E VEJA no mapa Fone: (31) 3299.9900