Rodrigo Veloso | Cirurgia Torácica Geral e Oncológica

Cirurgia Torácica Geral

Pectus Excavatum

Pectus o nome dado à alguma deformidade na parede do tórax devido ao crescimento anormal das cartilagens das costelas. O problema atinge menos de 1% da população mundial e é mais comum no sexo masculino. O Pectus Excavatum (Peito Escavado) é o tipo de deformidade mais frequente entre os paciente. É caracterizado por uma depressão do esterno e das costelas para o interior do tórax, assemelhando-se à um “buraco” no peito.  A condição pode estar presente desde o nascimento, ou se manifestar apenas na adolescência, época em que há o maior desenvolvimento do esterno e das costelas.

As causas: As causas do Pectus Excavatum não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que há uma predisposição genética forte para o problema.

As consequências: alteração postural, intolerância a alguns exercícios físicos, além de consequências psicológicas como a baixa autoestima.

O tratamento: O tratamento pode ser realizado de forma não cirúrgica ou com cirurgia, dependendo da análise realizada pelo médico. Na maioria das vezes, a melhor opção terapêutica para a correção do Pectus Excavatum é a cirurgia torácica. A operação para correção do PE é facilmente realizável em adolescentes, que estão próximos da idade de maturidade esquelética. Portanto, atualmente, a maioria dos cirurgiões indica aguardar até que os pacientes cheguem à adolescência ou nos primeiros anos dela para realizar a correção.

contato

Consultório: Clínica Cirúrgica Trauma One

Rua Araguari n. 1156 - Sala 604 | Bairro Santo Agostinho

Clique E VEJA no mapa Fone: (31) 3292.5929

Instituto Orizonti

Av. Jose do Patrocinio Pontes n. 1355 | Mangabeiras

Clique E VEJA no mapa Fone: (31) 3299.1300

Instituto Mário Penna Hospital Luxemburgo

Rua Gentios n. 1350 | Bairro Luxemburgo

Clique E VEJA no mapa Fone: (31) 3299.9900