A Bronquiectasia é uma dilatação irreversível dos dutos respiratórios (brônquios), que ocorre em decorrência de lesões no parênquima pulmonar, que provocam danos na parede brônquica. Essa torna se inflamada e, consequentemente, menos elástica, fazendo com que as vias aéreas afetadas fiquem dilatadas. A inflamação também aumenta a quantidade de secreções (muco) na região, tornando o espaço fértil para a proliferação de bactérias que, por sua vez, podem levar à um ciclo vicioso de infecções. A bronquiectasia pode afetar muitas áreas do pulmão (bronquiectasia difusa) ou pode aparecer apenas em uma ou duas áreas (bronquiectasia focal).
As causas: Entre as causas mais comuns para esta condição, vale destacar as infecções respiratórias graves ou de acontecimento repetitivo. Além disso, outros fatores causadores são doenças hereditárias e/ou autoimunes, deficiências imunológicas, a obstrução das vias aéreas, as alterações após uma cirurgia no pulmão, a inalação de substâncias tóxicas e gases nocivos, entre outros.
Os sintomas: tosse crônica (podendo haver hemoptise, que é a expectoração de sangue), falta de ar, febre, dores torácicas, além de episódios recorrentes de pneumonia.
O tratamento: o tratamento da bronquiectasia tem como objetivo prevenir as infecções, diminuir a inflamação e aliviar a obstrução das vias aéreas. Pode ser indicado o uso de medicamentos orais e a realização da fisioterapia respiratória, além da drenagem do muco.
O tratamento cirúrgico é feito nos casos em que as infecções são recorrentes, a hemoptise persistente ou quando o tratamento clínico não é efetivo. O prognóstico para pessoas com bronquiectasia depende da causa e da forma como infecções e outras complicações são evitadas ou controladas.
Rua Araguari n. 1156 - Sala 604 | Bairro Santo Agostinho
Clique E VEJA no mapa Fone: (31) 3292.5929Av. Jose do Patrocinio Pontes n. 1355 | Mangabeiras
Clique E VEJA no mapa Fone: (31) 3299.1300Rua Gentios n. 1350 | Bairro Luxemburgo
Clique E VEJA no mapa Fone: (31) 3299.9900